Inteligência Emocional e Social No Mundo das Inteligências - Palestrante Ederson Menezes

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SOCIAL NO MUNDO DAS INTELIGÊNCIAS

Certamente, o ser humano com toda a sua dinâmica existencial surpreende e quando entramos para o campo da inteligência emocional e social, isto não é diferente.

 

COMO VOCÊ AVALIA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SOCIAL NA SUA VIDA?

Então, você de repente está atendendo um cliente e ele diz algo que você não concorda. E, você entra na luta por quem tem razão – isso foi inteligente?

Mas, o que pode ser visto a partir do campo da inteligência, que tenta desvelar esta dinâmica humana para além das questões emocionais e sociais?

Além disso, a expansão da compreensão humana em termos de inteligência levou a reconhecer possibilidades:

  • inteligência espacial
  • inteligência naturalista
  • inteligência musical
  • inteligência lógico-matemática
  • inteligência existencial
  • inteligência interpessoal e social
  • inteligência corporal-cinestésica
  • inteligência linguística
  • inteligência intrapessoal
  • inteligência …

Já entendeu né? Isso é evidência da grandeza do ser humano, e isto que estamos considerando somente do aspecto da inteligência.

Evidentemente, que alguns perfis, bem como experiências de vida, fazem as inteligências serem equalizadas de modos diferentes – o que produz diversidade e ao mesmo tempo singularidade.

Todos estes estudos nos ajudam não apenas a ampliar a consciência sobre nós mesmos, mas também nos promovem, ou seja, nos auto desafiam para que possamos crescer.

Por isso, é tão importante investir em autoconhecimento, conhecimento e processos de desenvolvimento pessoal e profissional.

| INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE |
| Vídeos Gratuitos Para Seu Desenvolvimento |
😉 CLIQUE AQUI >>>>

E lembre-se, estamos apenas considerando o aspecto inteligência, por que se fôssemos caminhar por outras esferas da vida, o desafio ficaria ainda maior.

E, para ampliar nossa jornada vamos descrever um pouco mais os aspectos que aproximam e distanciam estas duas propostas de inteligência: emocional e social.

 

UMA REFERÊNCIA RÁPIDA SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SOCIAL

O assunto pode parecer complexo em algumas abordagens porque nem sempre os conceitos representam a mesma coisa.

Por exemplo, há autores que diferenciam inteligência emocional de social, enquanto outros não. Há autores que diferenciam, inteligência intrapessoal de social, enquanto outros não.

Então para simplificar as coisas, e já indicar o caminho que sigo, faço a seguinte consideração.

Inteligência emocional como gestão das emoções, sem importar se elas dizem respeito a questões relacionais ou não.

Inteligência intrapessoal como habilidade relacional.

Inteligência social como um eixo maior que considera tanto a parte emocional, quanto intrapessoal, bem como outras inteligências que colaboram na habilidade de viver em sociedade.

Penso que esta estrutura conceitual que uso, ajuda na construção de conteúdos, bem como na estruturação das ideias que envolvam estas áreas.

Deste modo, você a compreenderá melhor os desafios pessoais de crescimento.

As pessoas, sejam líderes ou não (em algum grau todos são líderes, pelo menos da sua própria história) precisam dedicar-se no campo das inteligências que envolvem o ser humano – é uma exigência de autorrealização.

Apesar de todos os incentivos de nosso tempo, o tempo dedicado para aprender as inteligências ainda é o maior desafio.

Pois como qualquer outra área de aprimoramento, exige dedicação e exercício de vida – experiência – caminho a se percorrer.

 

CONCLUINDO COM A “PULGA ATRÁS DA ORELHA”?

Portanto, as inteligências emocional e social já estão consagradas em seu reconhecimento.

Desde a distinção histórica em relação ao QI, as inteligências social e emocional, estão presentes no contexto educacional, no âmbito das pesquisas científicas, nos avanços da neurociência, nas ciências humanas e com destaque nas sociais.

Também estão presentes nos negócios, na saúde e principalmente no âmbito dos relacionamentos e nas propostas de formação de líderes.

Negligenciar os  estudos e formação nas inteligências é colocar em risco sua vida e história – bem como, o sentido de uma existência relevante – de autorrealização.

Deste modo, uma visão que ignora o poder das emoções e das relações humanas, bem como de sua experiência enquanto indivíduo e sujeito é lamentável – para si, e para o mundo no qual vive.

E para concluir, quero ainda atiçar seus estímulos reflexivos, avivando seus pensamentos para o fato da aceleração e desenvolvimento da inteligência artificial – que está provocando e provocará questionamentos e mudanças surpreendentes em nós como seres humanos – e tudo o que chamamos de vida.

Você já imaginou a possibilidade destes “seres” nos ensinarem sobre inteligência emocional e social? Até imagino alguns questionamentos antecipados em filmes de ficção que há anos nos são provocativos.

Novos seres com uma nova sociedade? Eles conseguirão buscar a excelência e manter os valores, ou a “corrupção” do humano é “aprendível” e pode tornar-se uma catástrofe?

Precisamos urgentemente FORMAR LÍDERES COM AUTONOMIA.

Mas, inteligência artificia (AI) é assunto para outro dia… por enquanto, nos dediquemos, ao menos, a gerir melhor nossas emoções, a viver em paz uns com os outros, viver com sabedoria esta experiência social onde compartilhamos nossa existência.

 

Um forte abraço e muito sucesso em tua jornada!!!

 

Ederson Menezes (Palestrante e Coach)

Tags: | | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido, não é permitida cópia sem autorização!!
WhatsApp chat