Análise Comportamental e Autoconhecimento
Como a análise comportamental contribui no processo de autoconhecimento na vida das pessoas e líderes?
O QUE É ANÁLISE COMPORTAMENTAL?
Portanto, como o próprio nome sugere, trata-se de uma análise de comportamento.
Sendo assim, através de testes que você realiza, é possível obter informações sobre seu perfil de comportamento, além de uma série de características e tendências que ajudam em termos de autocompreensão.
Entretanto, existem diversas propostas hoje no mercado, e entre as mais conhecidas está a chamada “DISC”.
Nesta abordagem, são observados quatro eixos de análise que correspondem a uma das letras que compõe o DISC (Dominância, Inflência (S)Estabilidade e Conformidade).
Por incrível que pareça um grande número de pessoas nunca fez uma análise comportamental em sua vida.
E, deste modo, ficam privadas de recursos importantíssimos para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
| Vídeos Gratuitos Para Seu Desenvolvimento |
😉 CLIQUE AQUI >>>>
DE QUE FORMA A ANÁLISE DE COMPORTAMENTO SE RELACIONA COM AUTOCONHECIMENTO?
Portanto, o autoconhecimento é a esfera mais abrangente em que a análise de comportamento é um dos processos realizados.
Sendo assim, é possível haver processos de autoconhecimento sem análise comportamental.
Apesar de que, em alguma instância, sempre a questão comportamental terá algum vínculo.
Além disso, como já referenciado, quem quer fazer uma imersão mais dedicada, precisa investir em uma análise comportamental também.
Nos processos de autoconhecimento, além do comportamento são feitos testes para reconhecimentos de valores, motivadores, competências, temperamento, reconhecimento de emoções, entre outros diversos processos que auxiliam.
COMO A ANÁLISE DE COMPORTAMENTO PODE ME AJUDAR A CRESCER?
Portanto, como já observado, existem diferentes abordagens para se fazer uma análise.
Então, vou falar a partir dos processos que realizo como analista comportamental.
Dentre as análises realizadas, está o DISC em que a pessoa irá reconhecer seus comportamentos mais essenciais, repetitivos, determinantes.
Sendo assim, é possível compreender em que ambientes ou atividades esta pessoa será mais produtiva, bem como em que áreas terá que investir para aprimorar seus pontos fracos.
Neste processo, sempre verificamos de forma básica a estima da pessoa, pois por vezes, o desenvolvimento pessoal e profissional, não está estagnado por falta de conhecimento de si, mas por não apreciação pessoal.
Também trabalhamos nas análises com instrumentos para auxiliar na avaliação da inteligência pessoal, pois vivemos diariamente interagindo com outras pessoas em diferentes lugares.
E por fim, em nossos processos que começam com análise de comportamento, também procuramos identificar com maior clareza áreas específicas da vida que precisam de atenção.
Como isso, em nossos processos procuramos uma abordagem integral nas análises.
POR QUE LÍDERES DEVEM FAZER ANÁLISE COMPORTAMENTAL?
Portanto, acredito que a maioria dos líderes não apenas fizeram análise comportamental, como muitos deles, são ou já foram analistas.
No âmbito da liderança se você é um líder e ainda não fez uma análise comportamental, corre para fazer.
Pois está negligenciado algo essencial em sua jornada de liderança.
Pois como alguém vai se desenvolver se nunca obteve informações sobre suas características comportamentais mais básicas.
E, aqui, ainda vale a referência de que muitas pessoas, inclusive líderes, perdem oportunidades e até mesmo, seus empregos muito mais por questões comportamentais do que de competência técnica.
Então, todo o líder deve investir em uma análise o mais completa possível para a partir dela construir seu projeto de desenvolvimento pessoal e profissional.
Boa reflexão, e muito sucesso em tua jornada!!!
Ederson Menezes (palestrante-coach e analista comportamental).
0 Comentários